Calendário . 'Poupar, 31 Dicas'
Em contexto da unidade curricular de Projecto III foi proposto aos alunos a criação de um calendário (do ano de 2012) para uma empresa ou instituição. Uma vez que o assunto mais debatido nos últimos tempos, pelos meios de comunicação, é a crise, e visto que “crise” é a condicionante de muitas familias portuguesas neste momento, que se vêm obrigadas a fazer cortes radicais. Por outro lado todos os dias passam notícias sobre o aumento de pessoas que cada vez mais recorrem aos bancos de solidariedade, à procura de alimentos e outros bens essenciais. Pretende-se criar um calendário, em parceria com o Banco Alimentar, que ajude e ensine as pessoas a poupar. Os Bancos Alimentares Contra a Fome são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. Posto isto definiu-se que o principal objectivo deste calêndário seria a possibilidade de o mesmo ser distribuido de forma a que as pessoas tivessem acesso directo a dicas simples de poupança. O calendário é pequeno de forma a facilitar o transporte e de forma a despertar o interesse por parte de quem tiver acesso ao mesmo. Resume-se à união de 31 cartões (que correspondem aos 31 dias do mês de Janeiro) e para além de marcar o dia, cada cartão tem uma dica de poupança e um espaço para pequenas anotações. Cada cartão está separado do seguinte por um picotado que o permite tirar de forma fácil. Na sua forma planificada o calendário não é funcional, traduzindo, de certa forma, as dificuldades que levam as pessoas a “viver um dia de cada vez”. Sempre que inicia outra semana o calendário tem uma forma diferente de se desdobrar.
Calendário
- Poupar, 31 Dicas -

PROJETO ACADÉMICO - CONCEITO

O assunto mais debatido nos últimos tempos é a crise, e é esta a maior condicionante de grande parte das familias portuguesas. As pessoas vêm-se obrigadas a fazer cortes radicais.
 
Por outro lado todos os dias passam notícias sobre o aumento de pessoas que cada vez mais recorrem aos bancos de solidariedade, à procura de alimentos e outros bens essenciais.
 
Pretendia-se, portanto, desenvolver um calendário, que em parceria com o Banco Alimentar, ajude e ensine as pessoas a poupar.
Cada cartão um dia
No verso de cada cartão uma dica de poupança
Separação dos dias pelas dobragens na vertical e de semanas por dobragens na horizontal
Picotado
Capa e contra-capa unidas ao cartão do último dia do mês
Back to Top